quarta-feira, março 28, 2007

Se Procederes Bem



“Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” Gn 4.7A bíblia nos relata algo muito triste na família de Adão e Eva, você certamente conhece...A oferta de Caim não foi aceita e desencadeou uma série de terríveis situações, culminando no assassinato de Abel, pelo próprio irmão.Por que a oferta não foi aceita?Será que por ser um ‘agricultor’ não foi aceito?Ah..ele colocou uma grande quantidade de frutas, legumes, hortaliças, viu que era muito e tirou uma parte...nada disso! (isso vi num filme bíblico!)Sempre pensei que a inveja, o não fazer de coração, fossem as razões para que Deus rejeitasse a oferta de Caim. Mas não são!Será que Caim sabia o que estava fazendo em ofertar frutos da terra? A oferta era para ser aceita por Deus... Ser aceito por Deus! Quem não quer??Caim não queria...
Caim não queria ser aceito por Deus!Você lembra quando Adão e Eva pecaram? Inicialmente costuraram vestes com folhas de figueira. Adiantou? Não! Logo secariam as folhas e cairiam. “Vestes de figueira” simboliza justiça própria.Foi preciso alguém inocente morrer pelo pecado deles. Gn 3.21Os meninos sabiam muito bem o que tinha acontecido no Éden.Mandamento de Deus: Transmitir de pai para filho as leis e os mandamentos de Deus.Caim sabia o que tinha de fazer. Não foi apenas a oferta de Caim que não fora aceita, ele também não! Deus não se agradou de Caim. Ele sabia que tinha que sacrificar um animal para ser aceito por Deus. Alguém inocente teria que morrer por seus pecados, isto apontava para o futuro: Jesus Cristo morrendo por nossos pecados. Abel assim o fez e foi aceito. Enquanto Caim...
Caim teve tudo para ser aceito por Deus..era só fazer o que tinha que ser feito. Da maneira de Deus...Uma amiga pastora, me contou que seu avô, quando queria “acertar as contas” com os seus filhos, pois eram “levados da breca”,pegava o chicote e o batia no chão, fazendo uma marca, então dizia:”Vem cá, passa aqui por cima, bem na risca!” Bem, o resto vc já sabe!Para ter uma vida vitoriosa é preciso fazer o que é certo, segundo a Palavra de Deus.Temos que fazer da maneira certa, do jeitinho que Ele quer. Tem coisa que Deus faz, mas tem outras coisas que só você pode fazer..então faça direito!
Haja Paz Em Teus Muros

sábado, março 24, 2007


Há alguns anos atrás ouvi, de um amigo especial, professor e líder, Paulo Carrenho Martins, uma sentença que tem percorrido estes anos todos caminhando com o Senhor:
"Deus não é deus de ponto final!"
Ainda que eu mesmo venho imaginar que meu fim chegou, que agora não dá mais, e que a turma do basta, do deixa disso, venha assoprar em meus ouvidos esta mensagem de improdutividade humana, existencial e espiritual...prefiro crer e viver dentro da dimensão coerente, longânima e estimulante do Deus de Israel:
"Não desista""
"Eu sou contigo!"
"Mesmo que uma mãe, que esteja amamentando, esquecer-se de seu filho, todavia eu não me esquecerei de ti..."
"Faço nova todas as coisas..."
"Tu és meu!"
"Ninguém o tirará de minhas mãos!"
Isso é bom! Isso é tremendo.
Que bom que estas verdades irrevogáveis não podem sair de minha mente, ainda que esqueça muita coisa, mas isto não!
Que Deus, que é fiel, me ajude a ser tão fiel quanto Ele o é.
Haja Paz em Teus Muros